terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Algas marinhas podem virar biocombustível

 

Por Karina Gomes

wqe

Com o intuito de extrair açúcar das algas marinhas, cientistas americanos alteraram o organismo de bactérias E.coli . Este açúcar é uma potencial fonte de combustível químico renovável que pode ser utilizado para produzir biocombustíveis.

Este avanço foi obtido pelos cientistas do laboratório BIOARCHITECTURE LAB (BAL)- Companhia privada com sede em Berkeley (Califórnia) nos Estados Unidos .

A bactéria alterada também produz proteínas que transportam o açúcar degradado e contém vias metabólicas que fermentam o etanol dos açúcares, uma fonte de combustível renovável.

Os especialistas indicam que, se os processos fossem realizados em grande escala, a alga marinha poderia ajudar na crescente demanda de biocombustíveis.

 

Referência Bibliográfica:

http://noticias.uol.cm.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/efe/2012/01/20/cientistas-estudam-algas-como-possivel-fonte-para-biocombustiveis.jhtm

 

i1Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. Para comentar nossas postagens, clique no link COMENTÁRIOS abaixo. As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com. Conheça o nosso novo site:www.taf4consultoria.com.br.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

COMPOSTAGEM: A RECICLAGEM NA NATUREZA

 

Por Greyce Fonseca

q1

A matéria orgânica é definida como matéria de origem animal ou vegetal.

O aproveitamento de restos de comida (cascas de frutas e verduras, folhas, talo, etc) para a fertilização do solo é conhecido num processo como COMPOSTAGEM.

A compostagem é um processo de transformação do lixo doméstico em um excelente adubo para ser utilizado em hortas, vasos de plantas, jardins etc. Este é um dos métodos mais antigos de reciclagem onde imitamos os processos da natureza para melhorarmos a terra.

A compostagem vem sendo utilizada há mais de cinco mil anos pelos chineses e é uma prática utilizada em propriedades rurais.

Segue alguns exemplos do que pode e o que não pode ser compostado:

clip_image002

 

O PASSO A PASSO DA COMPOSTAGEM

w2

Escolha um lugar sombreado, de fácil acesso e preferencialmente sobre a terra;

  • Reduza o tamanho do material orgânico;
  • Coloque primeiro o material graúdo até uma altura de 20 cm;
  • Acrescente outros resíduos de jardim e de cozinha evitando a formação de camadas nitidamente diferenciadas de um único tipo de material;
  • Mantenha o material solto e fofo;
  • Depois de colocar o material, recubra com uma camada de grama, palha, folhas de bananeira, de palmeira ou folhagem para protegê-lo tanto do ressecamento quanto de chuvas fortes, conservando-lhe a umidade e o calor;
  • Molhe sempre que necessário para manter a umidade, mas lembrando que não deve ficar muito úmido;
  • Avalie a temperatura usando um termômetro de haste longa, uma barra de ferro ou colocando a mão no interior do monte. Se for possível suportar o calor da barra ou do composto, a temperatura está boa.

 

Referência Bibliográfica:

http://www.recicloteca.org.br/organico.asp?Ancora=5

http://www.recicloteca.org.br/organico.asp?Ancora=3

 

i1 Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. Para comentar nossas postagens, clique no link COMENTÁRIOS abaixo. As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com. Conheça o nosso novo site:www.taf4consultoria.com.br.