quinta-feira, 28 de junho de 2012

O que é Biodigestor?

 

Biodigestor é uma tecnologia simples que transforma os dejetos de animais em biofertilizantes que podem ser usados na lavoura, e na produção de biogás, sendo muito útil como fonte de energia.

O funcionamento dos biodigestores ocorre nos processos anaeróbios que desenvolvem as bactérias anaeróbias.

O manejo dos dejetos pode ser coletado por raspagens do piso, e se não for utilizado, pode ser armazenado em um local desde que esteja cobertas com telhas, lona ou palha.

O biogás coletado no interior dos biodigestores é um produto que pode ser utilizado no funcionamento de diversos equipamentos das propriedades rurais que não possuem energia elétrica. É constituído pelos gases: metano, carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e gás sulfídrico. Apenas o metano é combustível, incolor e sem cheiro.

O biofertilizante é rico em matéria orgânica que pode ser aproveitado como fertilizante natural para realizar adubação em lavoura.

O custo benefício para a construção dos biodigestores tem de ser levado em conta. Entretanto, os custos operacionais para que se mantenha o equipamento em funcionamento, e o custo da mão–de–obra são altos, pois dependem de pessoal, veículos e etc.

Referências bibliográficas :

http://www.cpt.com.br/artigos/biodigestor-produz-energia-e-fertilizantes-a-partir-de-dejetos

http://pt.scribd.com/doc/58114633/PROJETO-BIODIGESTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário