sexta-feira, 8 de julho de 2011

Qual a importância do Marketing Verde?

 

i1O crescimento populacional em escala mundial tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos; e o consumo cresce de maneira mais acelerada ainda. Esses fatores contribuem para uma maior demanda nos meios de produção, que se atrelam à problemática da escassez de recursos naturais, e dos efeitos que esse processo de superprodução pode desencadear no meio ambiente. Assim surgiu a preocupação e a necessidade de mudanças de atitudes tanto no setor produtivo quanto no setor de consumo final.

A conscientização dos consumidores em relação ao meio ambiente vem crescendo a cada dia, obrigando as empresas a se adaptarem para garantir que seus produtos permaneçam no mercado. O consumidor tem prestado mais atenção nos rótulos dos produtos no que tange a informações acerca da empresa fabricante, e se esta adota técnicas de produção ecologicamente corretas.

Isso tornou necessário que os fabricantes se reorganizassem e adotassem novos meios que visassem atender as novas exigências do consumidor, e uma dessas medidas exigências foi à utilização do marketing ambiental como ferramenta de crescimento de vendas e fidelização de clientes.

Para Churchill (2003, p. 4), "Marketing é o desenvolvimento de trocas em que as organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos". Já o marketing ambiental pode ser definido como um gestor que busca antever as exigências ambientais dos consumidores, mantendo a margem de lucro empresarial sustentável, ou seja, o marketing ambiental, também chamado de "Marketing Verde", é destinado a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar a sua qualidade.

A grande vantagem da adoção do Marketing Verde dentro de uma empresa é que esse processo não se resume apenas nas propagandas dos produtos finais, pois para denominar-se verde, a empresa tem de adotar uma série de medidas que visam à produção sobre os padrões do Sistema de Gestão Ambiental.

 

 

 

 

i1Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. Para comentar nossas postagens, clique no link COMENTÁRIOS abaixo.As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com. Conheça o nosso novo site: www.taf4consultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário