sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CEMITÉRIOS: POTENCIAIS FONTES GERADORAS DE IMPACTOS AMBIENTAIS- parte 1/2

 

Por Greyce Fonseca   

Cemitério Nossa Senhora Mãe do Povo - sepulturas e poço de coleta ao fundo.Cemitério

Os cemitérios são depósitos de corpos humanos que necessitam de uma destinação correta, pois a degradação dos mesmos pode se constituir em focos de contaminação. A decomposição dos corpos depende das características físicas do solo onde o cemitério está ou será implantado. Portanto, é preciso que se façam estudos de impacto ambiental, e se criem sistemas de gestão ambiental para os cemitérios, a fim de que possamos evitar os riscos à saúde e a degradação do meio ambiente.

O corpo humano é abrigo de muitos microrganismos - são seres muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu - dos quais alguns são patógenos - aqueles que causam doenças para as pessoas que o ingerirem. Quando um indivíduo morre, o processo de degradação ocorre por ação de enzimas – proteínas - e pela ação bacteriana, resultando ao final, em gases e necrochorume. A infiltração de água da chuva é o principal mecanismo de transporte de substâncias e microrganismos para lençois de água subterrâneos, sendo que o primeiro ano de sepultamento do cadáver é considerado do ponto de vista microbiológico, o mais importante (MARINHO, 1998).

O crescimento populacional tem gerado a necessidade de construção de mais cemitérios, entretanto existem locais totalmente inadequados utilizados com tal finalidade. Devido à falta de planejamento e metodologia adequada, cemitérios que se situavam em locais distantes das cidades, hoje fazem parte dela, propiciando o aparecimento de áreas de risco potencial ao meio ambiente.

As águas subterrâneas representam aproximadamente 2% de toda massa aquática doce no planeta. Com a população aumentada seis vezes e o consumo de água doce no planeta triplicado nos últimos 50 anos, os recursos hídricos disponíveis estão com sua qualidade comprometida e como consequência, a utilização das águas das reservas subterrâneas vem aumentando (VASCONCELOS et al., 2005).

NECROCHORUME

O necrochorume corresponde a um líquido viscoso mais denso que a água, ou seja, possui volume de massa diferenciado. Rico em sais minerais e substâncias orgânicas degradáveis, elevada DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), de coloração castanhoacinzentado, polimerizável, e grau variado de patogenicidade.

Encontram-se no necrochorume números elevados de bactérias - seres unicelulares microscópicos. Encontram-se também Escherichia coli, Enterobacter, Klebsiella e Citrobacter e a Streptococcus faecalis, e microrganismos patogênicos como Clostridium perfringes, Clostridium welchii – estes causam tétano, gangrena gasosa e toxi-infecção alimentar; Salmonella typhi que causa a febre tifóide e S. paratyphi a febre paratifóide, Shigella causadora da desinteria bacilar e o vírus da hepatite A.

Fonte: SANTOS (2006)

 

 

i1Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. Para comentar nossas postagens, clique no link COMENTÁRIOS abaixo. As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com. Conheça o nosso novo site:www.taf4consultoria.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário