terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reciclagem do vidro

 

Por Greyce Fonseca

clip_image001clip_image003

O vidro é um dos materiais mais antigos que se conhece. Pesquisadores acreditam que ele foi descoberto há pelo menos 4.000 anos por navegadores, que, ao fazerem uma fogueira na praia, verificaram que com o calor, a areia, o salitre e o calcário reagiram, formando o vidro.

O Brasil produz em média 900 mil toneladas de embalagens de vidro por ano. Sua reciclagem é valiosa pelo fato do material não perder suas qualidades.

O uso de vidro reciclado em novos recipientes possibilita a conservação de materiais, a redução do consumo de energia, e reduz o volume de lixo que é enviado para aterros sanitários.

A reciclagem do vidro é o processo pelo qual o vidro é basicamente derretido e refeito para sua reutilização. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessário separá-lo em cores diferentes.

A reutilização do vidro

A reutilização do vidro pode ser feita de várias formas, depende da criatividade de cada um.

Abaixo são citados alguns exemplos:

  1. Aproveite todos os frascos de conservas para reutilizá-los de novo na cozinha. Depois de lavados servem para armazenar compotas, doces,etc;
  2. Os recipientes em vidro podem ser reaproveitados como vasos;
  1. Reutilize os recipientes de vidro para encher com massa, arroz, bolachas, tortas, especiarias, etc;
  1. Reutilize os recipientes de vidro para guardar sobras de comida, evitando assim o uso de alumínio para guardar alimentos;
  1. Os frascos de vidro com tampa são ótimos para organizar pequenas miudezas como botões, linhas, agulhas, fitas, clips, pregos, entre outros.

 

Referência Bibliográfica:

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reciclar-vidro.php

http://umavidaverde.com/artigos/15-ideias-para-reutilizar-recipientes-vidro

 

 

i1Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. Para comentar nossas postagens, clique no link COMENTÁRIOS abaixo. As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com. Conheça o nosso novo site:www.taf4consultoria.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário