terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Impactos dos Resíduos da Construção Civil

 

Por Greyce Fonseca

clip_image002clip_image002[4]

A Construção Civil é uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, quer seja pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.

A geração dos resíduos sólidos da construção civil é grande, podendo representar mais da metade dos resíduos sólidos urbanos. Estima-se que a geração de RCC situa-se em torno de 450Kg/ habitante/ ano.

Tipos de Resíduos

Construções, reformas, reparos, demolições de obras de construção civil resultantes da preparação e da escavação de terrenos tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, dentre outros.

Impactos gerados

  • Degradação das áreas de manancial e de proteção permanente;
  • Proliferação de agentes transmissores de doenças;
  • Assoreamento de rios e córregos;
  • Obstrução dos sistemas de drenagem;
  • Ocupação de vias e logradouros públicos por resíduos, com prejuízo à circulação de pessoas e veículos;
  • Degradação da paisagem urbana;
  • Existência e acúmulo de resíduos que podem gerar risco por sua periculosidade.

 

Referência Bibliográfica:

http://www.gerenciamento.ufba.br/Downloads/Manual_Residuos_Solidos.pdf

   

i1Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. Para comentar nossas postagens, clique no link COMENTÁRIOS abaixo. As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com. Conheça o nosso novo site:www.taf4consultoria.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário