quinta-feira, 5 de abril de 2012

Etapas de remoção dos Resíduos Sólidos Urbanos

 

Por Greyce Fonseca

clip_image002

De acordo com COMLURB (2003) e CUNHA et al., (2002) as etapas de remoção dos Resíduos Sólidos Urbanos são as seguintes:

Acondicionamento

A primeira etapa do processo de remoção dos resíduos sólidos corresponde à atividade de acondicionamento do lixo. Podem ser utilizados diversos tipos de vasilhames tais como: vasilhas domiciliares, tambores, sacos plásticos, sacos de papel, contêineres comuns, contêineres basculantes, entre outros. No Brasil, percebe-se grande utilização de sacos plásticos.

Transporte

É a transferência física dos resíduos coletados até uma unidade de tratamento ou disposição final, mediante o uso de veículos apropriados

Coleta e transporte são etapas complementares. O lixo coletado e acondicionado adequadamente é transportado para uma estação de transferência ou para o local de tratamento e disposição final.

Coleta

A operclip_image004ação de coleta engloba desde a partida do veículo de sua garagem, compreendendo todo o percurso gasto na viagem para remoção dos resíduos dos locais onde foram acondicionados aos locais de descarga, até o retorno ao ponto de partida.

A coleta normalmente pode ser classificada em dois tipos de sistema: sistema especial de coleta (resíduos contaminados) e o sistema de coleta de resíduos não contaminados.

Processamento e recuperação

Como exemplo de métodos de recuperação dos resíduos citam-se a reciclagem, a compostagem, e a incineração.

A compostagem é um método de decomposição do material orgânico putrescível (restos de alimentos, aparas e podas de jardins, folhas, etc.) existente no lixo, sob condições adequadas, de forma a obter um composto orgânico (húmus) para uso na agricultura.

A incineração tem como vantagens do método a redução significativa do volume dos dejetos municipais, a diminuição do potencial tóxico dos dejetos e a possibilidade de utilização da energia liberada com a queima.

Disposição final

Em se tratando de alternativas de disposição final do lixo tem-se o aterro sanitário que é o que reúne as maiores vantagens, considerando-se a redução dos impactos ocasionados pelo descarte de resíduos sólidos urbanos.

Outro método de disposição final dos resíduos é o aterro controlado, o qual é menos prejudicial que os lixões pelo fato de os resíduos dispostos no solo serem posteriormente recobertos com terra, o que acaba por reduzir a poluição local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário