quarta-feira, 11 de abril de 2012

Gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos

 

Por Greyce Fonseca

clip_image002 clip_image004

A gestão integrada de resíduos sólidos urbanos (GIRSU) é um conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que uma administração municipal desenvolve (com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos), para coletar, transportar, segregar, tratar e dispor o lixo da sua cidade.

A geração de lixo ocorre nas cidades brasileiras diariamente em quantidades e composições que variam de acordo com seu nível de desenvolvimento econômico, de sua população, diferentes aspectos culturais e sociais, dentre outras características locais (CÂNDIDO et al., 2008).

Ainda segundo Cândido et al., (2008), dos tempos imperiais aos dias atuais, os serviços de limpeza urbana vivenciaram momentos bons e ruins. Hoje, a situação da gestão dos resíduos sólidos se apresenta em cada cidade brasileira de forma diversa, prevalecendo, entretanto, uma situação nada alentadora.

Considerada um dos setores do saneamento básico, a gestão dos resíduos sólidos não tem merecido a atenção necessária por parte do poder público. Com isso compromete-se cada vez mais a já combalida saúde da população, bem como se degradam os recursos naturais, especialmente o solo e os recursos hídricos. A interdependência dos conceitos de meio ambiente, saúde e saneamento é hoje bastante evidente, o que reforça a necessidade de integração das ações desses setores em prol da melhoria da qualidade de vida da população brasileira (MONTEIRO et al., 2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário