quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pragas que atacam roseiras

 

Por Greyce Fonseca

teryi

Tripés

Uma das pragas prejudiciais em roseiras é o tripés. Um inseto pequeno, de coloração variável e 1 a 3 mm de comprimento no máximo.

clip_image002

O tripés vive nas folhas causando dobramento das bordas das folhas para cima provocando estrias esbranquiçadas e prateadas nas mesmas.

Durante o ciclo de vida, os ovos são colocados na flor e durante o desenvolvimento, as ninfas caem da planta para o solo duas vezes antes de amadurecerem.

Danos

Os botões florais infestados podem não abrir sendo um problema muito sério, pois o comércio de rosas é inaceitável a distorção nas folhas.

O tripés succiona seiva injetando toxinas e transmitindo viroses às plantas.

Controle

Para controlar o tripés, pode-se pulverizar inseticidas debaixo das pétalas, fazendo uma cobertura para todas as pétalas e botões abertos.

Outra opção é utilizar inseticidas seletivos. Quando utilizados aumentam os inimigos naturais do tripes, o que ajuda a controlar esta praga. Um destes inimigos é o bicho lixeiro, que quando adulto come tripés e seus ovos.

Tem-se também os ácaros predadores que podem comer ovos e ninfas de tripés.

clip_image004

Ácaro predador

Ácaro

Uma das principais pragas que atacam roseiras é o ácaro. Alimentam-se de várias partes da planta principalmente na parte inferior das folhas por meio da inserção de estiletes e sucção do conteúdo celular, fazendo com que as folhas não produzam clorofila suficiente acarretando um desfolhamento da planta e falta de florescimento.

clip_image006

Danos

Puncturas amareladas, as quais mais tarde se fundem formando grandes manchas amareladas, culminando assim com a queda prematura de folhas;

Durante as horas mais quentes do dia, os ácaros tendem a migrar para a parte superior da planta, tecendo uma grande quantidade de teia, o que é facilmente visível. Essas teias são altamente densas, complicadas e irregulares, onde há o acumulo de fezes, ovos.

Controle

Há um grande problema com o uso de produtos químicos, pois, devido ao uso continuo de acaricidas para o controle dos ácaros, têm sido registrados altos níveis de resistência.

Para combater esta praga pode ser usado o controle microbiológico, ou seja, usando fungos para controlar o ácaro rajado. O fungo mata apenas o ácaro praga. Este fungo é fabricado no Brasil.

Deve-se aplicar 3kg do fungo por hectare de roseira, mas sempre em períodos de alta umidade relativa do ar, para que o fungo germine e mate o ácaro rajado. e lembrando Pulverize no fim do dia, pois o sol da manhã mata também o fungo, o que reduz a sua eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário