sexta-feira, 13 de maio de 2011

O que fazer com o óleo de cozinha já utilizado?

 

i2 Nos dias de hoje, poucas pessoas reutilizam o resíduo orgânico (óleo de cozinha) para fazer sabão, à maioria joga o resíduo no curso d’água.
Este resíduo é altamente poluente para o curso d’água, por isso temos que conscientizar as pessoas a fazer o descarte do resíduo corretamente. Mas como podemos fazer? Com palestra nas escolas na da comunidade, entregando panfleto nas ruas e nos meios de comunicação através de propaganda, etc.
As pessoas têm que saber que 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água. Muitas pessoas não jogam só no ralo da pia, enterram o resíduo em uma quantidade menor no quintal de casa. Não é viável enterrar este resíduo orgânico no quintal, porque ele vai infiltrar e contaminar o lençol freático.
i3 O que devemos fazer com o óleo saturado? Armazená-lo em uma garrafa pet ou na própria embalagem, e utilizá-lo para fazer sabão.    
As donas-de-casa não sabem a catástrofe que fazem ao jogar este resíduo orgânico nas tubulações de esgoto, e nos bueiros na frente de sua casa. Esses resíduos causam enchentes porque entopem a tubulação e, quando chegam aos rios, prejudicam a oxigenação dos peixes e a vida aquática do local.
Adotando uma política “ecologicamente menos agressiva”, as pessoas estão ajudando a preservar o meio ambiente!!!


A receita do sabão caseiro
i1
Ingredientes:

- 5 litros de óleo usado e coado
- 1 copo americano de fubá
- 500 ml de detergente líquido de coco
- 1 litro de soda cáustica líqüida
- 1 litro de água fervente

Modo de Preparo:

Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e continue mexendo por 40 minutos sem parar.
Coloque a massa na forma e deixe descansar por 10 dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.

Na próxima quarta-feira, um novo tema aguarda você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário