quarta-feira, 11 de maio de 2011

Recicle em casa, você estará ajudando o planeta!

 

I1Compostagem: Adubo feito em casa com os restos de alimentos tais como: restos de comida, frutas, casca de ovo e etc.

A compostagem pode ser feita na nossa própria casa porque ajuda a reduzir 50% dos resíduos da cozinha e do quintal, já a reciclagem pode reduzir em até 90% o lixo residencial.

A primeira coisa que você deve fazer para ser capaz de separar os resíduos é a compostagem do resíduo orgânico, uma vez que a maioria dos resíduos inorgânicos são recicláveis.

I21) Como construir o seu composto em casa?

· Arrumar o recipiente(composteira);

· Encher o fundo do recipiente com uma altura de 10 cm de folhas secas ou grama;

· Colocar uma camada de aproximadamente 5 cm de resíduo orgânico,salpicando sobre ela a cal para não atrair animais e insetos; e sobre ela coloque outra camada de folhas secas ou grama.Repita essas etapas até encher o recipiente.

· Após um período de 6 a8 semanas, algum adubo já foi gerado e este pode ser misturado na terra.

2) Como podemos saber se o adubo está pronto?

Terá cheiro de terra molhada, coloração quase negra, consistência porosa e será ligeiramente úmido. Se o adubo do fundo tem tais características, o composto está pronto.

i3Dicas:

  • Não deixei que os resíduos a serem colocados na composteira se acumulem por mais de uma semana para evitar mau cheiro;
  • Se houver papel de fácil decomposição (guardanapo, tolha de papel) disponível, intercale no balde com os detritos da cozinha, pois ele será útil absorvendo o excesso de unidade.

· O lixo do banheiro não pode ser usado.

Depois de montado o composto, deixe-o descansar, revirando-o uma vez por mês até completar 90 dias. Mantenha a unidade do composto.

Na próxima sexta-feira, um novo tema aguarda você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário