O Pneu é um material que é prejudicial ao meio ambiente porque acumula água, onde proliferam mosquitos da dengue, insetos e pequenos animais indesejáveis.
Os pneus não podem ser jogados no aterro sanitário e nem no lixão, porque podem ocasionar incêndios.
E também não podem ser queimados, pois a queima libera gases tóxicos, poeiras e outras substâncias.
A Reciclagem dos Pneus
O processo de recuperação e regeneração dos pneus exige a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). Os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. As lascas são moídas e depois submetidas à digestão em vapor d’água e produtos químicos, como *álcalis e óleos minerais para desvulcanizá-las. O produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou estrondado para a obtenção de grânulos de borracha. Este material tem várias utilidades: cobrir áreas de lazer e quadras esportivas, fabricar tapetes para automóveis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos. No momento ainda não há uma maneira capaz de acabar definitivamente com o problema de pneus descartados no país. Enquanto aguardamos a definição das formas de coleta, recomendamos que os pneus velhos sejam armazenados em lugar seco e que não traga riscos de incêndios.
Veja abaixo algumas sugestões para o aproveitamento dos pneus:
Proteção de construções à beira mar – nos diques e cais; barragens e contenção de encostas, onde são geralmente colocados inteiros;
· Reaproveitamento energético (fornos de cimento e usinas termoelétricas) – cada quilograma de pneu libera entre 8,3 a 8,5 kilowatts por hora de energia. Esta energia é até 30% maior do que a contida em 1 quilo de madeira ou carvão. As indústrias de papel e celulose e as fábricas de cal também são grandes usuárias de pneus em caldeiras, usando a calcaça inteira e aproveitando alguns óxidos contidos nos metais dos pneus radiais.
* Álcalis: Também chamado de base, é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH- (ions hidróxila ou oxidrila) em soluções aquosas.Os álcalis possuem baixas concentrações de ions H*, sendo considerado álcalis as soluções que tem pH acima de 7.
Na proxima sexta-feira, um novo tema aguarda você.
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