sexta-feira, 3 de junho de 2011

DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

 

i1 “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 - CAPÍTULO VI - DO MEIO AMBIENTE, Art. 225).

Comemora-se no dia 05 de junho o dia Internacional do Meio Ambiente. Essa data foi definida devido a Conferencia de Estocolmo (1972), realizada pela ONU, e foi considerada a primeira atitude mundial em tentar organizar as relações de Homem e Meio Ambiente.

Se naquela época a preocupação já era latente, nos dias atuais as questões voltadas para esse tema tornaram-se muito abrangentes e ocupam lugar de destaque nas discussões sociais.

O grande desafio em se tratando de meio ambiente é fazer o uso sustentável dos recursos naturais. A sustentabilidade tem como princípio que o uso dos recursos naturais deve suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas. Assim, a preservação do meio ambiente significa a preservação dos seres humanos e da vida como conhecemos hoje.

Mas é valido ressaltar que a sustentabilidade não impede que o desenvolvimento político, econômico e tecnológico aconteça. Cuidar os recursos naturais é manter o equilíbrio entre meio ambiente, o social e o setor econômico, ou seja, crescer sem destruir com o que a natureza nos presenteia diariamente.

Precisamos nos lembrar sempre que preservar o meio ambiente deve ser um compromisso de todos e que são as atitudes mais simples que contribuem para a realização dessa tarefa!!!

i1 Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário