quinta-feira, 9 de junho de 2011

O que é GREEN BUILDING?

 

i1 É uma organização não governamental ou privada que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país. No Brasil  ela é conhecida como GBC Brasil.
A GBC Brasil quer preservar o meio ambiente e as construções sustentáveis, com isso vamos ter redução no consumo de água, de energia, e de resíduos. Mostramos os benefícios do investimento tanto para os moradores, quanto para o meio ambiente.
i6 É o que está acontecendo em Minas Gerais com a reforma do Minerão que está sendo realizada de forma sustentável.Com esse tipo de projeto, a economia realizada poderá ser investida em outras áreas.
Vamos ter em Minas um local sustentável que também receberá a certificação do GBC que é “ o selo LEED”, recebendo ainda pontuações que enquadrará em quatro categorias:   
- Certificado verde  (40 a 49 pontos)
- Certificado prata   (50 a 59 pontos)
- Certificado ouro     (60 a 79 pontos)
- Certificado platina (80 a 110 pontos)
O processo para obter a certificação LEED é feito, primeiramente, na plataforma online do GBC International. Os interessados devem preencher formulários específicos e enviar toda a documentação, como projetos, memórias de cálculo, relatórios e registros fotográficos. Feito isto, o GBC irá analisar toda a documentação e conceder ou não a certificação.

Projeto verde do Minerão
Fonte:www.novomineirao.mg.gov.br

i7 Além de sustentável na perspectiva econômica e financeira, o projeto de modernização do Mineirão também apresenta alternativas para assegurar a utilização racional de recursos naturais. Um dos exemplos é a reutilização da água da chuva. O projeto prevê a implantação de um sistema de captação de água de chuva com a capacidade de armazenamento de 6.270 m³ (6.270.000 litros). Esse volume seria suficiente, por exemplo, para suprir a necessidade de consumo de água do Mineirão, antes do fechamento (o consumo médio mensal era de 4.400 m³ ao mês, considerando-se sete jogos no período, o funcionamento administrativo e o atendimento a visitantes).

Outro bom exemplo é a produção de energia por meio de células fotovoltaicas. Essas células são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Estudo desenvolvido pela Cemig aponta para a possibilidade de instalar no Mineirão um sistema com capacidade de aproximadamente um megawatt. A geração de energia, que depende da luz solar, equivalerá  à alimentação de 700 residências de médio porte.

Vale ressaltar ainda que os projetos de arquitetura e complementares foram desenvolvidos atendendo os preceitos de sustentabilidade ambiental, conforme orientações e requisitos da Certificação LEED, concedida a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético. As principais premissas adotadas foram:

• Conectividade de transporte público do entorno com a cidade.
• Preservar ao máximo as áreas livres de construção.
• Controle na quantidade de escoamento superficial da água de chuva.
• Uso racional de água com economia de até 40% de água potável.
• Economia de água potável para irrigação.
• Adoção de estratégias para melhorar a eficiência energética do empreendimento.
• Implementação da separação de resíduos recicláveis.

i8 Reaproveitamento do gramado do Mineirão
Iniciada no dia 28 de julho, a operação de retirado do gramado durou sete dias, sendo que toda a grama do Mineirão foi reaproveitada no Plug Minas, projeto social do Governo do Estado que atende jovens de 14 a 24 anos. Os 13 mil metros quadrados de grama reaproveitados no Plug Minas irão gerar uma economia de R$ 156 mil ao Governo do Estado.

Situado no Bairro Horto, em um espaço onde já funcionou a antiga Febem, o Plug Minas é um centro de formação e experimentação digital, onde estudantes das diversas escolas da rede pública do estado, desenvolvem competências para lidar com os mais variados aspectos da tecnologia e da cultura digital - por meio do acesso irrestrito às redes e da autonomia para produzir informação, arte e cultura.

i3 Rebaixamento do campo do Mineirão
O rebaixamento da área do campo de futebol do Estádio Governador Magalhães Pinto “Mineirão” teve início no dia 9 de agosto e terminou em dezembro de 2010. A escavação do campo estava prevista para a 2ª etapa de obras, que incluiu também a demolição da geral do Estádio e de parte da arquibancada inferior.
Foram retirados 68,8 mil metros cúbicos de terra do campo, da geral do estádio e da arquibancada inferior, cerca de 5.700 caminhões. A terra extraída do processo de escavação foi utilizada em uma obra de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, executada pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop).

icone- informação Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário