quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os que os postos de combustível e as oficinas devem fazer com os frascos de óleo já usados?

 

 
A reciclagem dos fracos dos postos de gasolina com o aumento do preço das resinas plásticas, pressionado pelas constantes flutuações do preço do petróleo no mercado internacional, tem estimulado os transformadores de plásticos à procura de resinas plásticas de menores custos e boa qualidade, pois o preço do plástico reciclado é 40% mais baixo do que a resina plástica virgem.

A substituição da resina virgem pela reciclada traz beneficio de custo e aumento de competividade.
Alguns Estados já estão responsabilizando as empresas e as distribuidoras de óleo lubrificante e aditivo pela coleta a destinação ambiental.
i2 O óleo residual contido neste frasco aumenta o índice de fluidez do plástico dificultando o processo de reciclagem, e prejudicando a qualidade dos artefatos reciclados produzidos devido à deformidade e presença de odor de óleo.
É necessário desenvolver tecnologia para a remoção do óleo para o tratamento dos *efluentes.
A ausência de um processo de descontaminação até há pouco tempo, e a falta de consciência ambiental dos recicladores processando os frascos contaminados com óleo, misturados aos frascos não contaminados que são jogados ao meio ambiente.
O pior é que o volume maior é enviado para área de lixo juntamente com o lixo urbano,
reduzindo a vida útil daquelas áreas, pois o tempo de biodegradação do PEAD é superior o 100 anos.
A disponibilidade de áreas adequadas, para implantação de projetos de destinação de lixo ( aterro e lixões) tornou-se um problema critico,devido á expansão urbana e as exigências da legislação ambiental.
i1  Além da perda do *PEAD, o descarte destas embalagens no meio ambiente é também preocupante, pelo potencial de contaminação dos recursos hídricos, causado pelo óleo contido nestas embalagens. O óleo despejado nas águas consome oxigênio no processo de biodegradação e dificulta á passagem de luz, comprometendo desta forma a sobrevivência das espécies aquáticas.
Todas as empresas tem que contribuir com a natureza e com  as leis terão que fazer coletas principalmente nos postos de gasolinas.

*Efluentes; São produtos líquidos ou gasosos produzidos por industrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos,que são lançado no meio ambiente.Podendo ser tratados ou não tratado.
*PEAD: É um polietileno de Alta Densidade. 

 

icone- informação Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. Para comentar nossas postagens, clique no link COMENTÁRIOS abaixo.
As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário