sexta-feira, 10 de junho de 2011

EMPRESAS AMBIENTALMENTE CORRETAS?

 

i1 Com a crescente discussão acerca das questões ambientais é necessário que todos se adéquem às normas que visam preservar o meio em que vivemos.  Com as empresas não poderia ser diferente. Elas estão sendo cada vez mais cobradas, culminando assim num franco processo de mudanças. 

Tem contratado mais especialistas voltados para a gestão ambiental, além de promover treinamentos para seus funcionários e investirem em tecnologias sustentáveis, com o objetivo de serem vistas pela sociedade e principalmente pelo mercado consumidor como socialmente responsáveis.

Essa mudança também está relacionada ao fato de os consumidores estarem cada vez mais exigentes. Procuram por produtos que estejam em conformidade com as normas ambientais e que pertençam a empresas que seguem essa linha.

Esse processo de adequação e manutenção de ações socioambientais é denominado Sistema de Gestão Ambiental (SGA). É através dele que se traçam metas e objetivos que visam otimizar a produção, reduzindo o consumo de recursos naturais e adotando praticas de reuso e reciclagem no processo produtivo.

A implementação de um SGA não é tarefa fácil. Para dar certo é necessário que se busque o máximo de informações possíveis e que estas sejam transmitidas a todos os envolvidos no processo através de metodologias de Educação Ambiental.

É nesse momento que a empresa deve desenvolver e investir em projetos que visem à compensação ambiental e que promovam a inter-relação entre empresa e sociedade, além de organizar-se internamente para que o tema meio ambiente não seja tratado de maneira isolada, mas que possa permear todos os setores da empresa. 

As práticas socioambientais são fundamentais para que uma empresa tenha sucesso no mercado atual. Ao promoverem ações proativas no que tange o meio ambiente estão contribuindo para que possamos alcançar o desenvolvimento sustentável tão difundido na contemporaneidade, além de garantir que a empresa aumente sua lucratividade e melhore seu marketing perante seus clientes e parceiros.

i1 Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. Para comentar nossas postagens, clique no link COMENTÁRIOS abaixo.
As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário