quinta-feira, 2 de junho de 2011

TRATAMENTO DE EFLUENTES

 

Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana. (Fonte: COPASA, CETESB.)
A natureza é absolutamente capaz de decompor a matéria orgânica em excesso presente na água através de um processo denominado autodepuração. O grande problema está no fato de que o efluente gerado nas indústrias e nas nossas residências contém um volume muito alto de matéria orgânica, impedindo que o ciclo natural se realize. Daí vem à necessidade de se fazer o tratamento do efluente.
O processo de tratamento de efluentes é realizado em Estações de Tratamento de Efluentes - ETE’s. Dentro dessas estações ocorre o que podemos denominar como sendo uma imitação do processo natural de decomposição da matéria orgânica, só que de maneira mais acelerada.
Cada efluente deve receber um tratamento específico e quando este findar-se, sua qualidade deve ser de igual ou superior ao nível do corpo d’água que irá recebê-lo. Geralmente os efluentes industriais exigem tecnologias mais avançadas para serem tratados, o que tem sido tema de muitas pesquisas atualmente.
i2 Tratar o efluente gerado é necessário como forma de preservação, conservação e recuperação dos corpos hídricos tão importantes para a sobrevivência neste planeta. A água é nossa principal fonte de vida e quando a poluímos estamos interferindo drasticamente em uma série de ciclos naturais essenciais para a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e da nossa própria vida.
 
 

icone- informação Nosso blog tem o objetivo de trazer sempre postagens relacionadas ao dia a dia de nossos leitores, por isso convidamos você a participar, enviando comentários sobre  nossas postagens, ou sugestões de temas. As sugestões podem ser enviadas para taf4consultoria@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário